Clique na pergunta para ler a resposta.
› O que é o Monitor Banda Larga?
O Monitor Banda Larga é um conjunto de aplicativos desenvolvidos para diversos sistemas operacionais que instalados no computador e/ou dispositivos móveis, verifica o desempenho da internet de banda larga (fixa e/ou móvel) e apresenta resultados didáticos e de fácil entendimento ao usuário.
› Qual o objetivo do aplicativo Monitor Banda Larga?
O Monitor Banda Larga tem o objetivo de verificar o desempenho da internet de banda larga fixa e móvel por meio de aplicativos que analisam a velocidade e os parâmetros de qualidade de conexão da internet contratada, com resultados didáticos e de fácil entendimento aos usuários.
› O Monitor Banda Larga mede a qualidade da minha rede de dados móvel 3G ou 4G?
Sim. O Monitor Banda Larga além de medir a qualidade da internet de banda larga fixa, analisa também as redes móveis 2G, 3G, 4G e Wi-Fi (fixa).
› Qual a diferença entre o aplicativo Monitor Banda Larga e os outros medidores existentes?
O aplicativo Monitor Banda Larga para banda larga fixa proporciona a facilidade de programação das medições para que elas sejam realizadas de forma automática e para banda larga móvel possui diversas funcionalidades tais como, verificar histórico dos resultados de suas medições, mapas de qualidade, resultados técnicos e detalhados dos parâmetros de qualidade medidos, além de poder compartilhar seus resultados em redes sociais. Os resultados obtidos e analisados pelo aplicativo são apresentados de maneira simples e podem ser entendidos por qualquer usuário. Já os outros programas existentes realizam somente medições pontuais, ou seja, instantâneas, e, em geral, os resultados apresentados são técnicos e de difícil compreensão.
› Como o aplicativo Monitor Banda Larga funciona?
Para Banda Larga Fixa, o aplicativo dispõe de três opções de medição de qualidade da internet - instantânea, padrão e programada:
1 - Medição instantânea: ao selecionar essa opção, será realizada imediatamente uma medição e você poderá verificar a qualidade de sua conexão naquele momento.
2- Medição padrão: ao instalar o aplicativo, esta opção é automaticamente configurada, sem necessidade de nenhuma programação. Serão realizadas medições diárias a cada 6 horas. Nesse caso, você receberá mensalmente em seu e-mail a análise das medições.
Para que sejam realizadas as medições, seu computador deverá estar ligado diariamente entre 10h e 22h (Período de Maior Tráfego - PMT). A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de bloqueio.
3- Medição programada: essa opção apresenta a possibilidade de selecionar intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Nesse caso, você poderá optar por receber em seu e-mail a análise das medições do período selecionado.
É muito importante que seu computador esteja ligado e conectado à internet durante os horários agendados para os testes. Do contrário, as medições não serão realizadas. A medição acontece normalmente mesmo com o computador em modo de bloqueio.
Para Banda Larga Móvel, basta iniciar o teste que o aplicativo verifica os critérios como a velocidade de download e upload, ou seja, a rapidez com que seus dados são enviados e recebidos pela internet. É muito importante que a franquia de seu plano não tenha sido esgotada. Do contrário, as medições não terão resultado satisfatório.
› Como são apresentados os resultados das medições?
Para Banda Larga fixa, ao final de cada uma das medições será apresentado um relatório simples e objetivo, indicando a qualidade da sua conexão para:
- Ligação com voz via internet;
- Videoconferência;
- Jogos on-line;
- Velocidade.
E para Banda Larga móvel:
- Acessar site/redes;
- Ligação com voz via internet;
- Videoconferência;
- Carregar vídeos.
Caso necessite de um relatório mais técnico e detalhado, você poderá obtê-lo clicando na opção “Gerar relatório completo” (aplicativo para Banda Larga Fixa) e “Visualizar o Relatório” (aplicativo para Banda Larga Móvel) ao final de cada medição ou por meio do menu. Desta maneira, você visualizará os resultados técnicos (parâmetros de qualidade) obtidos que estarão disponíveis para análise.
› O aplicativo Monitor Banda Larga se baseia em algum sistema de medição?
Sim, no SIMET - Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, que verifica a qualidade da sua internet.
› O que é SIMET?
O SIMET é o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, ou seja, um sistema que verifica a qualidade da sua internet.
› Como o aplicativo Monitor Banda Larga, juntamente com o SIMET, realiza os testes?
O aplicativo Monitor Banda Larga realiza testes de desempenho de redes com acesso à internet de banda larga fixa por meio de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT).
› O que é um PTT?
Ponto de Troca de Tráfego (PTT) é um local onde empresas e provedores se conectam para trocarem "tráfego de internet" diretamente entre si.
› Por que devo fornecer meu CEP para instalar o aplicativo?
O preenchimento correto do CEP é solicitado para o aplicativo destinado à banda larga fixa e possibilita mapear os resultados dos testes de acordo com a sua região.
› Quais os requisitos mínimos para meu computador instalar o aplicativo e executar os testes?
Existem alguns pré-requisitos para a instalação do aplicativo que você deverá se atentar para que não ocorram problemas durante a instalação e configuração das medições. Os valores nas tabelas a seguir são os requisitos mínimos recomendados para a instalação e para que o aplicativo seja executado.
Banda Larga fixa (para Windows)
|
Requisitos mínimos |
Recomendáveis |
Sistema Operacional |
Windows Vista |
Windows 7, 8 |
Navegador |
Internet Explorer 7, Firefox 2, Google Chrome, Opera |
Firefox 10, Google Chrome |
Memória RAM |
2Gb |
Superior 2Gb |
Processador |
Intel Pentium 4 ou equivalente |
Intel Core 2 DUO equivalente ou superior |
Resolução da tela |
1024x768 |
1024x768 |
Espaço em disco rígido |
43MB |
43MB |
Banda Larga fixa (para MAC OS X)
|
Requisitos mínimos |
Recomendáveis |
Sistema Operacional |
Mavericks |
Yosemite 10.10.4 |
Espaço em disco rígido |
43MB |
43MB |
› Quais são as regras de firewall para o Monitor Banda Larga funcionar?
Para que o Monitor Banda Larga possa funcionar no seu computador, certifique-se que as portas abaixo estão liberadas:
- Porta 80 (TCP / saída)
- Porta 123 (UDP / entrada e saída)
- Porta 15000 (TCP / entrada e saída)
- Porta 16000 (TCP / saída)
- Porta 15010 (TCP e UDP / entrada e saída)
- Porta 15020 (TCP e UDP / entrada e saída)
- Porta 15030 (TCP e UDP / entrada e saída)
- Porta 17000 (UDP / entrada e saída)
- Porta 42429 (TCP e UDP / entrada e saída)
- Porta 52424 (TCP / saída)
- Porta 52423 (TCP / saída)
› O que são pacotes?
Tudo que trafega na internet é considerado um pacote. Ao invés das informações serem enviadas em grandes blocos, os computadores os dividem em partes menores, chamadas pacotes.
› O que é latência?
A latência mede o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar. Também é conhecida por Ping e RTT (Round Trip Time). A latência aumenta de acordo com a distância e a qualidade do caminho que precisa ser percorrido. Ela também pode ser influenciada caso a infraestrutura da operadora esteja congestionada. Em outras palavras, latência pode ser definida como o atraso na transmissão de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet.
› O que é jitter?
O jitter aponta a variação do atraso de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet (variação da latência). O fato de ocorrer esta alteração na chegada dos pacotes, indica que eles estão tomando caminhos diferentes ou caminhos congestionados. Isto pode ser o indício de que a rede está sobrecarregada.
› O que é TCP (Transmission Control Protocol)?
É a forma mais comum de transferir dados na internet. O TCP garante que o conteúdo enviado chegue ao seu destino. Se algo é perdido, a origem reenvia os dados automaticamente. Sempre que um programa precisar garantir a integridade do dado, ele usará o protocolo TCP. Uma mensagem de texto precisa estar inteira, senão não será possível lê-la. O mesmo vale para imagens, e-mails, etc
› Como posso garantir que recebi um pacote corretamente quando uso TCP?
Sempre que você se comunica usando TCP, é necessário confirmar o recebimento dos pacotes. Caso você não envie esta confirmação, a origem supõe que o pacote foi perdido. Se sua banda de upload já estiver sendo totalmente utilizada, você não conseguirá enviar estas confirmações, reduzindo a velocidade também do download.
› Por que, caso eu não consiga enviar as confirmações no TCP, a velocidade do download será reduzida?
A origem irá supor que você não está enviando as confirmações por falta de banda. Para resolver este problema, ela reduzirá automaticamente a quantidade de dados enviados para evitar um colapso na rede.
› O que é UDP (User Datagram Protocol)?
O UDP é a maneira mais simples de transferir dados, pois não há garantia que eles chegaram ao seu destino. A maioria das aplicações "ao vivo", como chamadas telefônicas através da internet e jogos, usam UDP.
› O que acontece se algo for perdido no UDP?
A ligação, por exemplo, sofrerá um corte. O UDP espera que a rede esteja com um mínimo de qualidade. Caso contrário, os aplicativos que se baseiam nele terão um desempenho ruim.
› O que é download?
Download é o ato de receber dados da internet. Você só consegue visualizar uma página após fazer o download do conteúdo dessa página.
› O que é upload?
Upload é o ato de enviar dados para a internet. Você só consegue colocar uma foto em uma rede social, por exemplo, após fazer o upload da foto.
› Qual é a ligação entre download e upload?
Sempre que há download, há upload. Os dois estão sempre ligados, pois para você receber algo, alguém precisa enviar.
› O que é rede Wi-Fi (Wireless Fidelity)?
São redes sem fio que funcionam por meio de ondas de rádio transmitidas por um roteador, que por sua vez, recebe os sinais por um cabo, os decodifica e emite a partir de antena.
› A potência do sinal da rede Wi-Fi pode influenciar as medições?
A potência do sinal influencia a qualidade da transmissão dos dados. Quanto menor o sinal, mais perda de pacotes, Jitter elevado, entre outros problemas.
› O roteador pode influenciar na qualidade da minha internet?
Sim. Caso sua conexão apresente instabilidade, é possível que seu roteador seja o responsável por isso. O uso de roteadores sem fio sofre a influência de paredes e até de outros roteadores, o que pode fazer com que dados sejam corrompidos e perdidos.
› O que é canal de uma rede Wi-Fi e como uma outra rede pode prejudicar a minha conexão?
Canal é a via em que os dados trafegam na rede. Se duas ou mais redes Wi-Fi próximas estão no mesmo canal, possivelmente haverá interferência, causando problemas nas conexões.
› Como posso alterar o canal da minha rede Wi-Fi?
Você precisa seguir os seguintes passos:
- Descobrir o endereço IP de Gateway Padrão do seu roteador Wi-Fi.
1 - Para alterar o Canal da sua rede Wi-Fi, é necessário saber o endereço IP de Gateway Padrão do seu roteador Wi-Fi. Caso você não saiba o endereço IP do seu roteador, clique no Menu Iniciar do Windows, digite "cmd" para abrir o Prompt, em seguida digite "ipconfig" e tecle enter. Nos resultados que serão exibidos na tela, procure pela sua placa de rede e anote o endereço de seu Gateway Padrão
- Acessar o painel de controle do roteador.
2 - Abra o navegador de internet. Na barra de endereços, digite o IP recém encontrado. Uma janela solicitando “Nome de usuário” e “Senha” será exibida. O padrão é "admin" para os dois campos. Caso você não consiga acessar, consulte o manual de instruções ou busque informações no site do fornecedor do seu roteador.
- Alterar o canal da rede Wi-Fi.
3 - Procure a janela de configurações Wireless, localize a opção para escolhas de canal Wi-Fi (Channel, em inglês). A maioria dos roteadores vem com o canal 6 como padrão, o que possivelmente pode causar interferências entre vizinhos muito próximos. Modifique para o canal de sua preferência.
ATENÇÃO: não escolha o mesmo canal do telefone sem fio de sua casa, o que causará problemas no acesso à internet.
› Meus equipamentos podem influenciar nas medidas do Monitor Banda Larga?
Sim, especialmente se a medição for feita via rede sem fio, por meio de roteador wireless. A medição também poderá ser influenciada por downloads de arquivos, jogos, antivírus ou outros aplicativos executados simultaneamente a ela.
› Existe uma versão para Mac e Smartphone?
Sim, elas estão disponíveis na APP Store para MAC OS X e IOS e no Google Play para Android (Smartphones / Tablets).
› Quais parâmetros são analisados pelo aplicativo para avaliação da qualidade da conexão nos dispositivos móveis de acordo com as cores apresentadas?
Qualidade da conexão |
Ruim |
Médio |
Bom |
Acessar Site / Redes |
TCP (Down) < 128 kbit/s ou
RTT > 80 ms ou
Jitter(Down) > 60 ms ou
Perda Pacotes > 2% |
TCP(Down) < 512 kbit/s |
TCP(Down) > 512 kbit/s e
RTT < 80 ms e
Jitter(Down) < 60 ms e
Perda Pacotes < 2% |
Ligação com voz via internet |
UDP(Down) < 64 kbit/s ou RTT > 80 ms ou Jitter(Down) > 60 ms ou Perda Pacotes > 2% |
UDP(Down) < 128 kbit/s |
UDP(Down) > 128 kbit/s e RTT < 80 ms e Jitter(Down) < 60 ms e Perda Pacotes < 2% |
Vídeo conferência |
UDP(Down) < 256 kbit/s
ou
RTT > 80 ms
ou
Jitter(Down) > 60 ms
ou
Perda Pacotes > 2% |
UDP(Down) < 512 kbit/s |
UDP(Down) > 512 kbit/s
e
RTT < 80 ms
e
Jitter(Down) < 60 ms
e
Perda Pacotes < 2% |
Carregar vídeos |
TCP(Down) < 512 kbit/s
ou
RTT > 80 ms
ou
Jitter(Down) > 60 ms
ou
Perda Pacotes > 2% |
TCP(Down) < 1024 kbit/s |
TCP(Down) > 1024 kbit/s
e
RTT < 80 ms
e
Jitter(Down) < 60 ms
e
Perda Pacotes < 2% |
Resultado Final |
TCP(Down) < 512 kbit/s
ou
UDP(Down) < 256 kbit/s
ou
RTT > 80 ms
ou
Jitter(Down) > 60 ms
ou
Perda Pacotes > 2% |
TCP(Down) < 1024 kbit/s
ou
UDP(Down) < 512 kbit/s |
TCP(Down) > 1024 kbit/s
e
UDP(Down) > 512 Kbit/s
e
RTT < 80 ms
e
Jitter(Down) < 60 ms
e
Perda Pacotes < 2% |
› As versões do aplicativo Monitor Banda Larga para dispositivos móveis (Smartphones / Tablets) funcionam somente para o idioma português?
Não. As versões do aplicativo para dispositivos móveis (Android e IOS) possuem duas configurações de idiomas (português e inglês) e funcionam de acordo com a configuração de linguagem selecionada no dispositivo do usuário. Caso o idioma dos dispositivos dos usuários seja outro, o aplicativo Monitor Banda Larga funcionará em inglês.
Padrões Definidos pela Anatel
› O que é Anatel e por que o Monitor Banda Larga utiliza seus parâmetros de qualidade?
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão regulador responsável pelos poderes de outorga, regulamentação e fiscalização das telecomunicações. Por isso, adotamos os padrões de qualidade por ela estabelecidos para as prestadoras de serviço de internet com mais de 50.000 acessos em serviço.
› Onde estão definidos os parâmetros de qualidade do serviço de internet de banda larga fixa da Anatel?
A Anatel publicou no Diário Oficial da União as Resoluções nº 574 e 575, de 28 de outubro de 2011, que aprovam os Regulamentos de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM) e de Gestão da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGC-SMP) respectivamente, por meio dos quais são estabelecidos padrões de qualidade para o serviço de banda larga fixa e indicadores de conexão de dados para a internet de banda larga móvel, de forma a promover a progressiva melhoria da experiência do usuário em aspectos relacionados ao atendimento e ao desempenho das conexões de banda larga.
› Quais prestadoras de serviço de internet devem cumprir as metas estabelecidas pela Anatel?
Somente as prestadoras de serviço de internet com mais de 50.000 acessos em serviço.
› Cite algumas prestadoras de serviço de internet com mais de 50.000 acessos em serviço?
São elas: Oi, NET, Telefônica-VIVO, GVT, Embratel, dentre outras.
› Quais são os parâmetros analisados pelo aplicativo de acordo com a Anatel e quais suas definições?
Parâmetros / Metas |
Definição |
Velocidade Instantânea
Meta: no mínimo 40% da velocidade contratada em 95% das medições |
Velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário. |
Velocidade Média
Meta: no mínimo 80% da velocidade contratada |
A média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês. |
Latência
Meta: até 80ms em no mínimo 95% das medições |
A latência mede o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar deste. Também é conhecido por Ping e por RTT (Round Trip Time). A latência aumenta de acordo com a distância e a qualidade do caminho que precisa ser percorrido. Ela também pode ser influenciada caso a infraestrutura da operadora esteja congestionada. Em outras palavras, latência pode ser definida como o atraso na transmissão de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet. |
Jitter Meta: até 50ms em no mínimo 95% das medições |
O Jitter indica a variação do atraso de ida e volta de um pacote entre o usuário e o servidor de internet (variação da latência). O fato de ocorrer esta variação na chegada dos pacotes, indica que eles estão tomando caminhos diferentes ou caminhos congestionados. Isto pode ser o indício de uma rede sobrecarregada. |
Perda de pacotes
Meta: até 2% em no mínimo 95% das medições |
Ocorre quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede. Isso ocorre por falha ou baixa qualidade da conexão. |
› Qual a relação dos resultados dos testes com os jogos on-line?
Por serem "ao vivo", os jogos on-line são aplicações onde a qualidade da internet é crítica. Em casos onde a latência é alta, seus comandos demoram para chegar no servidor. Os jogos utilizam uma mistura de UDP e TCP. Mensagens enviadas no chat sempre chegam, mesmo com atraso, pois são enviadas utilizando TCP, porém o "andar pela fase" geralmente utiliza UDP (por ser "ao vivo"). É por isso que na maioria dos jogos, quando ocorre um problema na internet, você acaba sendo "teletransportado" para outro lugar. Os dados que levariam o seu personagem a caminhar até lá foram perdidos. Por serem extremamente sensíveis, os jogos precisam de uma internet com latência baixa, de até 80 milissegundos, e uma banda de download e upload razoável. O upload é importante, já que é necessário enviar constantemente suas ações no jogo para o servidor.
Possíveis Problemas nos Testes
› As medições não estão sendo realizadas. O que pode estar acontecendo?
Diversos fatores podem fazer com que suas medições não sejam realizadas. Verifique se o seu computador está ligado e conectado à internet durante o período de medições. Verifique ainda se seu computador não está entrando automaticamente nos modos de “espera”, “hibernação” ou “suspensão”. Nessas modalidades, sua conexão com a internet é interrompida. (No modo “bloqueio”, no entanto, as medições são realizadas normalmente).
› Não foi possível conectar a um servidor. O que devo fazer?
Ocorreu uma falha na sua rede. Aguarde alguns momentos e tente novamente. Caso a falha se repita, verifique as regras de firewall da sua rede.
› Não foi possível conectar ao servidor selecionado. O que devo fazer?
O servidor ao qual você tentou conectar não está acessível. Tente novamente com um dos servidores que foram apresentados na lista.
› Durante a medição instantânea ocorreu um erro. O que devo fazer?
Durante a medição instantânea, em algumas ocasiões dependendo das condições da rede da prestadora de serviços, este tipo de medição poderá sofrer erros que impeçam o teste de ser finalizado. Neste tipo de situação, você deve fechar o aplicativo e abri-lo novamente para realizar a medição.
Dúvidas Gerais
› O que é software?
É um aplicativo, um programa, instalado em seu computador.
› O que é uma rede?
Neste caso, rede quer dizer "conjunto". Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados. O termo LAN – Local Area Network (usado inclusive em Lan House) denomina um tipo de rede local.
› O que é endereço IP?
IP é o endereço que identifica um computador conectado à internet ou a alguma rede baseada em IP. Esta identificação pertence à sua operadora e lhe é fornecida sempre que o seu computador ou roteador se conectam. Todos na web possuem um IP, inclusive os servidores que fornecem as páginas de internet.